Dinâmica da atividade de análise textual e contextual
Atividade 2
- Objetivo principal: Fazer as crianças refletirem como a propaganda foi elaborada, que elementos da linguagem foram usados, para que público foi destinado, situando-o em um contexto de consumo.
- Para iniciar a prática, leve a imagem acima para sala de aula e exponha para os alunos. Após todos verem siga os seguintes passos:
- O professor começará a analisar junto com os alunos as cores usadas que mais predominam no anúncio (rosa e azul), questionando as crianças porque há essa divisão de cores?
- Pode questionar se os elementos na imagem à esquerda representam os meninos e porque? Além de o que tais elementos representam para eles?
- Já na segunda parte do anúncio, à direita, há a personagem que remete às meninas, as crianças podem analisar que elementos colocados ali fazem relação com este público?
- A personagem que representa as meninas é loira, tem olhos azuis, branca, cabelo liso e aparece em várias versões com vestimentas diferentes. A partir dessa observação o professor questiona se essas características definem o que é ser menina?
- Todos os acessórios que ela usa (boia de nadar, guitarra e bolsa) são da cor rosa. O professor pode questionar o porque dessa escolha e separação de cores e se eles concordam que deve ser assim?
- O que esses elementos estão representando, como são postos, e qual ideia eles transmitem sobre eles?
- Vamos refletir, as meninas podem gostar de luta e desafios? E os meninos podem gostar de fotografar e nadar?
- Por que há diferentes relações de temas entre meninos e meninas?
- Não acham que se a campanha colocasse para as meninas uma cor verde por exemplo e para os meninos lilás com personagens de diferentes origens étnicas geraria mais identificação com eles?
- O professor por último irá explicar o intuito final da atividade e qual a compreensão que eles devem chegar ao final da produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário