quinta-feira, 5 de agosto de 2021

O que há por trás da publicidade direcionada ao público infantil? Burger King chama atenção em design e conteúdo de campanha!

Dinâmica da atividade de análise textual e contextual    

Atividade 2

  • Objetivo principal: Fazer as crianças refletirem como a propaganda foi elaborada, que elementos da linguagem foram usados, para que público foi destinado, situando-o em um contexto de consumo.

  1. Para iniciar a prática, leve a imagem acima para sala de aula e exponha para os alunos. Após todos verem siga os seguintes passos:
  • O professor começará a analisar junto com os alunos as cores usadas que mais predominam no anúncio (rosa e azul), questionando as crianças porque há essa divisão de cores? 
  • Pode questionar se os elementos na imagem à esquerda representam os meninos e porque? Além de o que tais elementos representam para eles?
  • Já na segunda parte do anúncio, à direita, há a personagem que remete às meninas, as crianças podem analisar que elementos colocados ali fazem relação com este público? 
  • A personagem que representa as meninas é loira, tem olhos azuis, branca, cabelo liso e aparece em várias versões com vestimentas diferentes. A partir dessa observação o professor questiona se essas características definem o que é ser menina?
  • Todos os acessórios que ela usa (boia de nadar, guitarra e bolsa) são da cor rosa. O professor pode questionar o porque dessa escolha e separação de cores e se eles concordam que deve ser assim?
      2. Após a análise dos elementos, iniciamos a análise contextual. Com mais uma abertura de discussão sobre o que eles enxergam na propaganda.
  • O que esses elementos estão representando, como são postos, e qual ideia eles transmitem sobre eles? 
  • Vamos refletir, as meninas podem gostar de luta e desafios? E os meninos podem gostar de fotografar e nadar? 
  • Por que há diferentes relações de temas entre meninos e meninas?
  • Não acham que se a campanha colocasse para as meninas uma cor verde por exemplo e para os meninos lilás com personagens de diferentes origens étnicas geraria mais identificação com eles?
     3. Depois da discussão oral as crianças iriam produzir em desenho a sua versão de bonecos que os representem, com as cores que quiserem e com os elementos que escolherem para os acompanhar.
  • O professor por último irá explicar o intuito final da atividade e qual a compreensão que eles devem chegar ao final da produção.

Ao desconstruir a peça, as crianças têm a oportunidade de se distanciar emocionalmente e fazer análises mais racionais, entendendo um pouco do contexto da indústria midiática e de consumo; de que existe uma audiência a atingir e existe um emissor por trás de cada mensagem de comunicação, que usa uma linguagem para representar uma determinada audiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O videogame tem história para contar e ela também está escrita! Novo modo de incentivar a leitura.

 Dinâmica da atividade de Tradução Atividade 6 Objetivo principal: Praticar a tradução de diferentes plataformas de mídia com as crianças, i...