domingo, 22 de agosto de 2021

Vamos lutar contra as "fake news" apresentando as crianças os bastidores das notícias!

 Dinâmica de atividade de Simulação e Produção

Atividade 8

  • Objetivo principal: Conscientizar as crianças que precisamos ter cuidado com o conteúdo que compartilhamos em todos os lugares e principalmente na internet, visto que é um local já frequentado por eles e tem forte presença de fake news.

  1. Como última proposta é sugerido colocar as crianças como produtores de mídia, dentro do contexto cultural básico para que entendam como é feito um veículo de notícias. (Para essa atividade terá que ser dado um tempo mais extenso para execução e finalização)
  2. Antes, pode-se até montar uma excursão e levar as crianças para conhecerem um jornal de verdade e assim conhecer um pouco da rotina e função de cada profissional e etapa de produção, mas caso não seja possível pode-se exibir vídeos de diárias em uma redação de jornal.

    • Pode-se formar uma equipe com os alunos para elaboração de um jornal de notícias com temas da escola, ou seja, aula de artes, educação física, cantina, recreio, entre outros. 
    • Sendo que cada aluno terá um papel: um será o editor que ficará responsável pela revisão das notícias e escolha das pautas.
    • Outro será o pauteiro que fará as pautas para serem aprovadas pelo editor.
    • Outro o repórter que executará as pautas entrevistando funcionários e colegas da escola.
    • Outro pode ser o âncora do jornal e ainda poderá ter outros alunos nos bastidores como câmera, produtor para coordenar a apresentação do jornal, entre outros.
        3. Eles terão que escolher as matérias do jornal, e devem explicar quais critérios que usaram para isso. A partir disso, eles já terão uma noção de que a mídia seleciona temas e exclui outros. 

        4. Na elaboração da reportagem, também vão excluir alguns dados e priorizar outros. 

        5. Na edição, terão que cortar texto e escolher imagens e ao fazer a capa do jornal, a equipe irá eleger as manchetes, de acordo com a audiência que quer atingir.

        6. O professor pode, já com o jornal em mãos pronto, questionar os alunos por que deram destaque para certos assuntos e outros não. 

    A partir disso, eles podem compreender que os assuntos que chegam até eles também passam por uma seleção, por serem considerados mais importantes porque terão mais audiência. Por meio disso, o professor pode discutir com as crianças o conceito de mais ou menos importante, e como certos assuntos, quando colocados em evidência pela mídia, podem favorecer certos grupos e pessoas, e excluir outros.



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