quarta-feira, 4 de agosto de 2021

"Raya e o último Dragão", animação da disney reflete sobre diferentes regiões, climas, vegetações e culturas

Dinâmica da atividade de análise textual e contextual    

Atividade 1

  • Objetivo principal: Analisar e correlacionar o mapa e os personagens que são apresentados no filme "Raya e o último Dragão" (2021) da Walt Disney com assuntos da geografia e da arte.

Para isso, você terá que seguir os seguintes passos:
  1. Geografia
  • Exibir o filme "Raya e o último Dragão" em sala de aula para todos os alunos.
  •  Pedir para que eles enquanto assistem o filme anotem as características de cada reino (Cauda, Garra, Coluna, Presa e Coração) do mapa apresentado nos primeiros 30 minutos do longa.
  • Após a exibição do filme, é proposto que eles relacionem individualmente qual parte do Brasil tem um clima ou uma vegetação mais parecida com as do filme e anotem no caderno.
  • Por fim o professor(a) faz um quiz oral a partir da correlação que eles já fizeram, dividindo a turma em dois grupos e dando pontos (como em um jogo) a quem responder mais rápido e corretamente.
  • O grupo que ganhar poderá sugerir o próximo filme a ser exibido em sala.

      2.  Artes
  • Após a exibição do filme "Raya e último dragão" o professor faz a observação de que todos os personagens tem traços asiáticos.
  • Para estimular a criatividade deles o professor(a) pede para cada um desenhar o personagem que mais gostou e a bandeira do país que ele pode ser.
  • Após essa parte, eles teriam que explicar qual foi a ideia principal daquele desenho e como os sentimentos deles (alunos) como artistas foi retratado no desenho, uma vez que na parte gráfica de Raya e último Dragão as expressões são bem demarcadas.
  • Ao final, o professor(a) abre uma discussão sobre como cada traço é diferente um do outro entre os alunos e em comparação até ao próprio filme, mesmo retratando o mesmo personagem.
  • Dessa maneira, eles compreendem que cada artista tem uma assinatura própria e original.

    A atividade pode ser proposta também em caráter multidisciplinar, englobando ambas disciplinas em conjunto. Dessa maneira, os professores podem seguir os primeiros passos já apresentandos e acrescentar um outro trabalho com a turma, de:

  • Responder um questionário com as seguintes perguntas:

1º) Sobre o que fala o filme em si? Qual a moral da história?

2º) Se eles se emocionaram com a história? Há algo que os represente territorialmente assim como nos reinos do longa?

3º) Se os traços do desenho gráfico dizem algo sobre o povo ali apresentado? 

Após encontrar todas as respostas finalizará com uma reflexão com as crianças sobre o lugar onde elas vivem e como suas características as diferenciam, fazendo cada um ser único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O videogame tem história para contar e ela também está escrita! Novo modo de incentivar a leitura.

 Dinâmica da atividade de Tradução Atividade 6 Objetivo principal: Praticar a tradução de diferentes plataformas de mídia com as crianças, i...