Dinâmica da atividade de análise textual e contextual
Atividade 1
- Objetivo principal: Analisar e correlacionar o mapa e os personagens que são apresentados no filme "Raya e o último Dragão" (2021) da Walt Disney com assuntos da geografia e da arte.
- Geografia
- Exibir o filme "Raya e o último Dragão" em sala de aula para todos os alunos.
- Pedir para que eles enquanto assistem o filme anotem as características de cada reino (Cauda, Garra, Coluna, Presa e Coração) do mapa apresentado nos primeiros 30 minutos do longa.
- Após a exibição do filme, é proposto que eles relacionem individualmente qual parte do Brasil tem um clima ou uma vegetação mais parecida com as do filme e anotem no caderno.
- Por fim o professor(a) faz um quiz oral a partir da correlação que eles já fizeram, dividindo a turma em dois grupos e dando pontos (como em um jogo) a quem responder mais rápido e corretamente.
- O grupo que ganhar poderá sugerir o próximo filme a ser exibido em sala.
- Após a exibição do filme "Raya e último dragão" o professor faz a observação de que todos os personagens tem traços asiáticos.
- Para estimular a criatividade deles o professor(a) pede para cada um desenhar o personagem que mais gostou e a bandeira do país que ele pode ser.
- Após essa parte, eles teriam que explicar qual foi a ideia principal daquele desenho e como os sentimentos deles (alunos) como artistas foi retratado no desenho, uma vez que na parte gráfica de Raya e último Dragão as expressões são bem demarcadas.
- Ao final, o professor(a) abre uma discussão sobre como cada traço é diferente um do outro entre os alunos e em comparação até ao próprio filme, mesmo retratando o mesmo personagem.
- Dessa maneira, eles compreendem que cada artista tem uma assinatura própria e original.
A atividade pode ser proposta também em caráter multidisciplinar, englobando ambas disciplinas em conjunto. Dessa maneira, os professores podem seguir os primeiros passos já apresentandos e acrescentar um outro trabalho com a turma, de:
- Responder um questionário com as seguintes perguntas:
1º) Sobre o que fala o filme em si? Qual a moral da história?
2º) Se eles se emocionaram com a história? Há algo que os represente territorialmente assim como nos reinos do longa?
3º) Se os traços do desenho gráfico dizem algo sobre o povo ali apresentado?
Após encontrar todas as respostas finalizará com uma reflexão com as crianças sobre o lugar onde elas vivem e como suas características as diferenciam, fazendo cada um ser único.
Nenhum comentário:
Postar um comentário