domingo, 22 de agosto de 2021

Colocando a criatividade em ação! Alunos podem criar o seu próprio produto!

 Dinâmica da atividade de estudo de caso

Atividade 4

  • Objetivo principal: Fazer os estudantes refletirem o poder que a mídia tem ao produzir um comercial, qual o real objetivo deles com uma campanha publicitária e como eles afetam as crianças.

  1. Ao observar que peças publicitárias direcionadas ao público infantil são comuns e pouco interpretadas pelos a que se dirigem surge a necessidade de levantar uma reflexão sobre o uso da mídia dentro da publicidade. A atividade proposta pelo professor(a) dentro do estudo de caso leva em conta a prática para o conhecimento prático, criando assim o seu próprio produto a ser divulgado.
  • Para produzir uma divulgação de um produto de escolha deles, a única regra é que não pode ser um produto já existente no mercado.
  • Eles podem escolher produtos de seu dia a dia como creme dental, sabonete, escova de cabelo ou até produtos grandes como um jogo de videogame, filmes, revistas em quadrinhos, mas não com características já conhecidas.
  • O professor deve orientar para que criem uma logomarca e um nome para seu produto.
    2. Após propor o trabalho ele dividirá a turma em funções específicas para cada momento do trabalho. 
  • Criadores do produto que vão pensar em como e o que será o produto da turma.
  • Roteiristas e planejadores de estratégia que em conjunto produzirão o comercial do produto, como ele será apresentado e quais os pontos positivos para falar sobre, a fim de que as pessoas comprem o que eles estão vendendo.
  • Apresentadores para protagonizar o comercial e ser o porta-voz do produto e suas especificidades.
  • Designer da logomarca que desenhará o produto, com suas cores e símbolos que o representem.
    3. A proposta de divisão de funções é propositalmente para que eles trabalhem em equipe e ajudem-se em prol do mesmo objetivo que é fazer com que as pessoas comprem o produto que eles estão vendendo. 
    4. Associado a isso será proposta a reflexão sobre a diferença entre os papéis deles de consumidores e vendedores dos produtos.
  • Será feita uma apresentação do comercial e logo após os professor fará os seguintes questionamentos:
  • Como vocês se sentiram criando o produto? E o comercial? O que vocês queriam no comercial? Por que ao vender algo vocês usam palavras que chamem atenção do público?

Dessa forma, eles exercitarão o lado crítico de observar a mídia de dentro em um estudo de caso prático sobre como é pensado, produzido marketing desde o início, apendendo assim como filtrar o que é uma propaganda enganosa em seu dia a dia ou reparar mais nas imagens que são meramente ilustrativas em publicidades de alimentos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O videogame tem história para contar e ela também está escrita! Novo modo de incentivar a leitura.

 Dinâmica da atividade de Tradução Atividade 6 Objetivo principal: Praticar a tradução de diferentes plataformas de mídia com as crianças, i...