Dinâmica da atividade de estudo de caso
Atividade 4
- Objetivo principal: Fazer os estudantes refletirem o poder que a mídia tem ao produzir um comercial, qual o real objetivo deles com uma campanha publicitária e como eles afetam as crianças.
- Ao observar que peças publicitárias direcionadas ao público infantil são comuns e pouco interpretadas pelos a que se dirigem surge a necessidade de levantar uma reflexão sobre o uso da mídia dentro da publicidade. A atividade proposta pelo professor(a) dentro do estudo de caso leva em conta a prática para o conhecimento prático, criando assim o seu próprio produto a ser divulgado.
- Para produzir uma divulgação de um produto de escolha deles, a única regra é que não pode ser um produto já existente no mercado.
- Eles podem escolher produtos de seu dia a dia como creme dental, sabonete, escova de cabelo ou até produtos grandes como um jogo de videogame, filmes, revistas em quadrinhos, mas não com características já conhecidas.
- O professor deve orientar para que criem uma logomarca e um nome para seu produto.
- Criadores do produto que vão pensar em como e o que será o produto da turma.
- Roteiristas e planejadores de estratégia que em conjunto produzirão o comercial do produto, como ele será apresentado e quais os pontos positivos para falar sobre, a fim de que as pessoas comprem o que eles estão vendendo.
- Apresentadores para protagonizar o comercial e ser o porta-voz do produto e suas especificidades.
- Designer da logomarca que desenhará o produto, com suas cores e símbolos que o representem.
4. Associado a isso será proposta a
reflexão sobre a diferença entre os papéis deles de consumidores e vendedores
dos produtos.
- Será feita uma apresentação do comercial e logo após os professor fará os seguintes questionamentos:
- Como vocês se sentiram criando o produto? E o comercial? O que vocês queriam no comercial? Por que ao vender algo vocês usam palavras que chamem atenção do público?
Dessa forma, eles exercitarão
o lado crítico de observar a mídia de dentro em um estudo de caso prático sobre
como é pensado, produzido marketing desde o início, apendendo assim como filtrar o que é
uma propaganda enganosa em seu dia a dia ou reparar mais nas imagens que são
meramente ilustrativas em publicidades de alimentos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário